Foto: Reprodução
Moradores e motoristas que dependem da BR-290, em São Gabriel, têm relatado transtornos e prejuízos em função da interdição para veículos pesados na ponte sobre o Arroio Piraí, no km 424. A rodovia é a principal ligação da Fronteira Oeste com a Região Metropolitana. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) afirma que trabalha para liberar o trecho até o fim de fevereiro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Um dos relatos que ganhou repercussão foi o do cantor Rogério Melo, natural de São Gabriel. Em vídeo publicado nas redes, ele classificou a situação como um “pedido de socorro”.
– Eu recebi um pedido de socorro de um amigo, seguidor nosso, sabendo que eu sou de São Gabriel. Ele está atolado numa estrada secundária, estrada de chão, que virou opção agora que a nossa 290 está intransitável naquele trecho, com a ponte interditada para veículos pesados ali no Piraí – afirmou.
Segundo ele, caminhoneiros têm buscado rotas alternativas em estradas de chão, o que tem acarretado em prejuízos aos veículos. Conforme Melo, a situação impacta também no abastecimento do comércio local, já que o tráfego de veículos pesados é responsável pelo transporte de carga pela região.
– Quem é que arca com esse prejuízo? O cidadão da Fronteira, o caminhoneiro, as empresas, o comerciante de beira de estrada, os postos de gasolina. Em quanto por cento reduziu o fluxo por ali nesse final de ano e começo de ano? – questionou.
O que diz o DNIT
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que, no lado esquerdo da ponte, estão sendo realizados serviços de escoramento das lajes e que a etapa de reparos será iniciada na próxima semana. A previsão é de liberação para veículos pesados até o final de fevereiro, em meia pista, pelo lado esquerdo, com sistema de Pare e Siga. Na sequência, devem começar os serviços de escoramento e reforço das lajes no lado direito.
No entanto, em atualização divulgada no dia 10, o DNIT comunicou que, por questões climáticas, a liberação que estava prevista para o dia 22 de fevereiro foi adiada. O órgão reforçou que segue trabalhando para liberar o trânsito sem restrições, em meia pista, até o final deste mês.
Leia também:
- Primeiro trecho de asfalto em Santa Flora será entregue em março, e mais 1 km é aprovado com custo de R$ 4 milhões
- Rua do Lazer volta em março e ganhará programação a cada mês na Faixa Velha de Camobi
- Denúncia protocolada na Câmara pede cassação do prefeito de Santa Maria após polêmica com uso de imagem de criança